CONFORTO, MOBILIDADE E SEGURANÇA.

O Cartão do Idoso lhe dá a liberdade de passar para a parte traseira do ônibus tornando sua viagem mais confortável é único, seguro e pode ser utilizado em todas as linhas de ônibus da cidade.

Cartão Idoso
Idoso

BENEFÍCIOS DO CARTÃO DO IDOSO

O Sistema eletrônico Idoso apresenta vantagens nos seguintes aspectos:

  • Todo usuário do transporte urbano residente na cidade de Pelotas que possuir 65 anos de idade ou mais poderá ter um cartão de passe livre que possibilitará o acesso à parte traseira do ônibus, assim diminuindo o acúmulo de pessoas na parte dianteira e proporcionando mais conforto ao idoso.
  • Caso o usuário com a idade igual ou superior a 65 anos não tenha o cartão de Idoso, ele poderá utilizar o transporte público urbano gratuitamente, como previsto na Lei Federal 10.741/03, mas não poderá passar da catraca.
  • Cartão é único podendo ser revalidado quantas vezes necessárias sem precisar fazer a confecção de um novo cartão.
  • O sistema biométrico impossibilita que outra pessoa utilize seu cartão, deixando o sistema mais idôneo e transparente.
Passo 01:

Aproxime o cartão do validador, no quadro onde diz a frase: “Passe aqui seu cartão” e aguarde a leitura.

Passo 02:

Quando aparecer na tela: “Coloque o dedo no sensor” uma luz vermelha se acenderá no sensor biométrico. Coloque o dedo cadastrado (normalmente o dedo indicador de ambas as mãos) sobre o sensor conforme solicitado. Caso não ocorra leitura correta da digital, uma foto será tirada pelo validador, esse procedimento assegura que somente o proprietário do cartão fará uso dele.

Passo 03 e 04:

A tela do validador ficará verde, e aparecerá a frase: “Acesso liberado – Boa Viagem”. Então poderá girar a catraca e dirigir-se para parte traseira do ônibus.

Caso a tela do validador fique vermelha, algo errado ocorreu, uma mensagem informará o motivo por que a operação não foi concluída com êxito.

DOCUMENTOS

  • Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade Civil
  • Comprovante de residência.

ORIENTAÇÕES

  • A presença do idoso é obrigatória.
  • A confecção do cartão leva em média cinco dias.
  • A primeira via do cartão não será cobrada e ela funcionará para toda vida de usuário de ônibus, então não amasse, não fure o cartão e proteja-o de temperaturas elevadas. A segunda via será cobrada.
  • LOCAL DE CADASTRO

    Contato Local de cadastro
    Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte Rua Conde de Porto Alegre, nº 326A (esquina Dr. Almirante Barroso) Bairro Porto – Pelotas/RS Fone: (53) 3227-5402.

CONHEÇA NOSSOS CARTÕES

Cartão Vale Transporte

VALE TRANSPORTE

A bilhetagem eletrônica possibilita maior mobilidade e segurança ao usuário do vale transporte.

Conheça o Cartão
Cartão Escolar

CARTÃO ESCOLAR

O Sistema eletrônico de passagens estudantis facilitou a vida do usuário de várias formas.

Conheça o Cartão
Cartão Beneficiário

CARTÃO BENEFICIÁRIO

As Pessoas com Deficiência podem dispor de um acompanhante para lhes dar mais segurança.

Conheça o Cartão